A TSEA Energia inaugurou as operações de sua nova fábrica destinada à reforma de transformadores de potência, com foco nos equipamentos de até 138kV. Instalada em Betim (MG), a nova unidade oferece ao mercado serviços de manutenção e reforma para as distribuidoras de energia e indústrias em geral. O ciclo de investimentos previsto até 2024 será de R$ 13 milhões.
O primeiro aporte na fábrica prevê uma capacidade de até 12 transformadores de potência reformados por ano. A partir de 2024, quando todo o aporte tiver sido realizado, esse volume mais do que dobrará, chegando a 30 unidades por ano ou mais. A ideia é contar não somente com uma equipe técnica de alta capacidade, mas também com uma excelente infraestrutura para fornecer os melhores serviços de pós-vendas.
Segundo a companhia, esse crescimento impactará positivamente também nas contratações, que devem aumentar de 22 colaboradores atualmente para 38 até o fim de 2022, chegando a 60 ao final do ciclo. Já as perspectivas apontam para um faturamento de R$ 30 milhões no primeiro ano de funcionamento da nova unidade, valor que deverá dobrar em três anos.
Inauguração contou com presença do secretário de governo, Fernando Passalio, e vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara (TSEA)
Na prática, até 2024 a empresa prevê multiplicar por 2,5 vezes a capacidade de reformar os transformadores de potência, com uma infraestrutura capaz de realizar e entregar todos os serviços de campo, principalmente em relação a ensaio de alta tensão.
Com relação às reformas, o foco se dará nos equipamentos classificados como “A”, até 50 MVA. Esses transformadores são comuns nas companhias distribuidoras, indústrias e pequenas centrais hidrelétricas. Já os transformadores de maior porte, conhecidos como “B” e “C”, também serão reformados, porém na fábrica de Contagem (MG), em operação desde 1968.
No que diz respeito aos serviços de campo e fornecimento de peças sobressalentes, a TSEA afirma que agora consegue atender os fabricantes de forma mais efetiva ao ofertar todos os portes de transformadores e de qualquer marca, aumentando as equipes próprias e criando parcerias. Assim o leque de clientes vem sendo ampliado também para geradoras e transmissoras. Visando reforçar toda essa estrutura, foram empregados recursos aos canais de comunicação, oferecendo mais conectividade, de modo a encurtar distâncias e tornar ainda mais efetiva a relação com as partes.